terça-feira, julho 03, 2007

Música para bebés!


Tenho andado em dia não - dia não, por isso não tenho dado noticias...


Hoje no mais fundo de mim encontrei uma réstia de calma e paciência para escrever algo com sentido e não deprimente.


Toda a gente sabe que as crianças são o melhor do mundo! E quando fazem birra continuam a pensar assim? e quando choram a noite inteira e não vos deixam dormir?


Já pensaram que a música muitas vezes pode ser solução!?


Até na gravidez a música, desde que adequada, pode ser a solução, para que mãe e filho possam relaxar e ao mesmo tempo estar a estimular o intelecto do novo ser em formação.


Para bebés acabados de nascer um pouco de música calma sobretudo alguns clássicos têm um poder extraórdinário sobre estes novos reguilas.


A verdade é que a música para além de relaxar também desenvolve o nosso cérebro... Segundo alguns estudos recentes feito por norte americanos, o jovens que em crianças tinham aprendido a tocar um instrumento tinham um nível de inteligência superior aos outros da sua idade que não tiveram este tipo de contacto com a música. Segundo o mesmo estudo, os instrumentos que mais desenvolvem o cérebro são o piano e o violino... (o meu violino precisa de cordas novas :-( )


Como sei isto tudo? Simples, para além de ter o "bichinho da música " agarrado a mim, no terceiro ano da faculdade tive que fazer um trabalho para psicologia que falasse sobre o desenvolvimento humano... eu agarrei na música e apresentei um trabalho que se intitulava "A Importância da música no desenvolvimento intelectual da criança". Foi precisa muita pesquisa, muitas horas a ler artigos e a chatear o meu mestre para me deixar filmar as aulas e a orquestra... bem parecendo que não, o trabalho deveria estar muito bem feito porque a Psicóloga que me dava aulas disse que nunca ninguém tinha ido tão longe nem aprofundado tanto e deu-me um belo de um 19... (o meu orgulho... trabalho recompensado)


Nesse mesmo ano, o meu mestre convidou-me para o ajudar com a música para bebés... Foi a primeira vez que se realizou um actividade destas aqui. E para maravilha de todos foi um sucesso! Mas a melhor parte foi ver as caras das mães, quando deixaram os seus bebés sobre as almofadas e quando se colocou uma música cuidadosamente escolhida para a sua idade ver que todos eles ficaram sossegados, sem choro, com um olhar muito atento para escutar a música!


Bem, se quiserem saber mais faço-vos um convite! Apareçam dia 4 de julho na Escola de Música de Oliveira do Hospital, pelas 18h e tragam os vossos filhos, irmãos, netos, sobrinhos ou primos... e vejam com os vossos próprios olhos... Eu estarei por lá!


Serenamente...

4 comentários:

rpviolino BATUTAMAN disse...

Nada mais bonito do que ver uma criança serena e curiosa... muito curiosa! Quando isso acontece, então nós conseguimos ver estampado no seu rosto a felicidade, a alegria.
Os sons, devidamente "arrumados" quando transmitidos, desperta na criança uma curiosidade tremenda.
Daí, como referiste, ela se concentrar na melodia que está a ouvir. Mas se as melodias são calmas, serenas,com dinamícas não muito "agressivas", então a criança consegue mesmo estar calma, muito calma!
È importante também, que o ambiente envolvente seja calmo sem ruidos parasitas que perturbem a audição. Assim, a criança, melhor, as crianças, conseguem ouvir, conseguem saborear as melodias e até, diferenciar os timbres.
Quando isto acontece com música ao vivo, tanto melhor. Então,a curiosidade em conjunto com a audição aumenta, resultando uma melhor cumplicidade para com a música.
Está provado que uma criança na barriga da mãe consegue ouvir e reagir com a música. Se a mãe ao longo da gravidês tiver vários momentos de relax ao som da música, normalmente é tendencioso que a sua criança seja posteriormente muitomais calma, mais serena. Mais, essa mesma criança, reage positivamente mais depressa aos estimulos da música. Por outro lado, a sua memória auditiva, por norma, é muito mais desenvolvida.
Daí... posteriormente, a quando da sua aprendizagem musical, esta criança ter mais facilidade em compreender e aprender música!
Bom, mas depois havemos de continuar esta conversa.
Já agora, gostava imenso de ver o teu trabalho de psicologia. Será possivel!
Parabéns pela postagem :)
jocas
Batutaman

calbertoramos disse...

Finalmente,um texto grandeeeeeeeeee e importante!!!
O "tio", embora poucas vezes venha de abalada até ao teu canto, não esquece que existes, " a mais o violino" e " a mais um certo piano de barbicha"...
Abraços para ambos.
.

lf2p disse...

É um facto... logo indesmentível. E a cada dia que passa, a cada conhecimento que se tem de novos estudo sobre a matéria mais difícil se torna não levar a sério a importância da música no desenvolvimento intelectual das crianças.
(agora a parte que supostamente se destina a ser humor)
Contudo devemos ter bastante cuidado com o uso e abuso da música. Vejam o meu caso... de tanto ouvir música quando era bebé fiquei um cabeção verdadeiramente desproporcional... é inteligência para dar e vender (de preferência para vender)... eheheheh...
Beijocas do primo.

Anónimo disse...

siM! como isso é verdade, pelo menos comigo :) aconteceu... tenho ca o bichinho graças aos meus pais também sempre adorarem a musica e quando estava na 'barriguinha' da minha mae eles cantavam e tocavam viola para mim :)
beijinho muito grande**