quarta-feira, março 08, 2006

Que mau feitio o meu!

Estou de volta...
Tem-me dado nestes últimos tempos para reparar na maneira de ser das pessoas. No seu modo de ser e de agir perante certas situações. De me analisar a mim mesma perante situações de “crise” . As pessoas são tão imprevisíveis. E outras previsíveis de mais. Deparo-me com pessoas que aparentam um domínio da calma extraordinário. Mas são apáticas. Não reagem aos estímulos. Ou então são burras e quanto mais estímulos recebem, mais se riem da sua própria ignorância. Como é possível existirem pessoas assim? Onde é que estas pessoas vivem? Não se pode falar com elas de nada, pois tudo se resume a uma piada burra e a um riso miserável. Contudo, estas pessoas podem ser boa companhia quando precisamos de alguém que nos faça rir.
Existem também, os “aparentemente sisudos”. Pessoas muito metidas consigo, que parecem não gostar de ninguém, não se darem com ninguém. Mas quando se conhece verdadeiramente essas pessoas, vemos que se trata apenas do seu aspecto exterior. Têm um ar mais carrancudo, mais pesado. Mas acabam por ser excelentes pessoas. Mas também existem aqueles que são a confirmação do seu próprio aspecto exterior. Sisudos por dentro e por fora.
Os tempestivos são uma espécie interessante. Não se lhes pode ser feita uma crítica de forma alguma. O resultado de um diálogo com esta pessoa é uma discussão. Mas como é que estas pessoas aprendem? Eu habitualmente tento corrigir os meus aspectos negativos ouvindo os outros. Se eles fazem tanta confusão quando lhe dirigimos a palavra, como serão capazes de se corrigir?
Os lamechas... Nem sei o que hei-de dizer. O melhor mesmo é não dizer. Não vá eu ferir susceptibilidades e pôr alguém a chorar... Ou com tentativas de suicídio...
Os optimistas! Sorriam. O país vai entrar em guerra amanhã! E qual é o problema?! Tudo tem o seu lado positivo. As fábricas de armas vão produzir mais. As das fardas dos soldados também. Até que vai dar lucro! Ou então... Tenho um caroço no peito! Não é nada. Para que é que vou ao médico? É só uma inflamação dos gânglios... nada de mais! Não existe realidade para estas pessoas? De que cor será o mundo para elas!
Os pessimistas... até o melhor que pode acontecer, para estas pessoas é negativo. Não existe nada de positivo na vida delas. Tudo é negro. E para tudo a solução é a morte. Até me arrepio só de pensar assim...
Os racionais! Aparentemente são os únicos normais. Reagem aos estímulos. Choram, riem, brincam, conversam, aceitam criticas e são críticos. São pessoas mentalmente capazes de fazer a vida andar para a frente. É preciso um pouco de tudo, mas q.b. e na altura certa.
Depois de analisar os outros. Pensei em mim... e eu como sou? Não sou burra. Sou um pouco tempestiva, mas apenas porque guardo as situações em vez de reagir na hora, com serenidade. E depois temos uma cascata de sentimentos. Fico revoltada comigo mesma por descarregar nas pessoas erradas. Não penso em suícidio. Agora. Contudo confesso que já me ocorreu essa ideia. Mas fizeram-me perceber que só me iria prejudicar a mim. Deixando todos os que me querem mal a rirem-se com a sua vitória... Não sou mulher para perder batalhas. A pouco e pouco tenho me tornado cada vez mais forte. É assim que quero continuar a crescer. Mas que raio de feitio o meu... para o que me havia de dar... Mas não faz mal... foi uma maneira de fazer uma análise ao som do violino, não vá ele desafinar... ou uma corda partir-se a meio do concerto...
Serenamente acabo a minha melodia...

4 comentários:

calbertoramos disse...

...a percorrer caminhos "analíticos".... hummmmmmmm
Fraternalmente .'.

K'os disse...

faz bem fazermos essa análise introspectiva
ficamos a conhecer caminhos que não conheciamos.

:)

Serenidade disse...

só não consigo é analisar a minha vida de forma a conseguir corrigir os pontos negativos...

Teresa Durães disse...

Ao ler este texto lá tentei encaixar-me também (sou de sistemas de informação, percorro sempre os caminhos analíticos como diz ali o cuco).

... um pequeno à parte antes de continuar... nada de acordo quanto aos racionais.. essa raça devia ser extinta...

Não sou lamechas, não sou optimista, não sou pessimista, não sou sisuda, (...), sou tudo isso que descreve.

(pontos negativos... não suporto passar a ferro.. é mau? Detesto gente arrogante, autoritária, autista - os que não querem ouvir... é defeito?)

Mas sim, faz bem em analizar-se. Mau feitio temos todos, bom também.

O pior defeito, na minha opinião, é não saber respeitar. Agora, se não limpa os pés quando entra em casa... suportável