quinta-feira, janeiro 19, 2006

Familia vs hipocrisia

Estou confusa. Mas acho que hoje percebi as sábias palavras do tio C.. Quanto mais nos damos ás pessoas mais elas nos querem tomar. Hoje senti-me completamente idiota. Por momentos pensei que dentro da minha familia poderia brincar. Apercebi-me que não! tratamos os avós com todo o carinho, com todo o amor... brincamos com eles para se distrairem... fazemo-los pensar nem que seja por breves momentos que é bom ser idoso... Mas depois vem o filho pródigo, armado em querido fazer-se aos pais, dos quais só se lembrou depois de ter ouvido umas indirectas bem mandadas... ou então quando se apercebeu que dentro de pouco tempo já não teria o pai junto dele. E sabem o que acontece nestas alturas a quem sofre e vive todos os dias com eles quando chega o filho pródigo e rico? são esquecidos. Hipócrita de sociedade! Continuamos a viver num mundo de interesses. Até dentro da própria família. Não me digam para gostar de pessoas que são todas mel pela frente, mas quando realmente é preciso lá estarem desaparecem. Sei que devemos perdoar e esquecer. Sei que faço isso a maioria das vezes. Mas custa-me viver assim. Nunca deixei nada por dizer a ninguém. Nunca fiz nada com segundas intenções. Se preciso peço. Se gosto, gosto. Se não gosto, é porque cá tenho os meus motivos. Mas não são eternos. Se me mostrarem que os meus motivos são erróneos, tento modififca-los. Se precisam de mim, eu estou lá. Muitas das vezes com vontade de chorar sorrio e brinco para que não se sintam tristes ou aborrecidos... para que não se preocupem comigo... Mas a culpa é minha! Eu tinha este filho pródigo como um idolo. Alguem que já passou por muitas dificuldades mas conseguiu vencer na vida... recordo o um episódio da minha vida... acerca de cinco, seis anos atrás estive doente... bastante doente. Fui buscar forças a este homem... á sua história, á sua força... na altura, talvez devido ás circunstâncias não dei o devido valor ao gesto dele. uns tempos depois, já recuperada, apercebi-me da preocupação dele comigo, como se fosse filha dele... Quando cheguei ao HUC tinha uma enorme equipa médica a minha espera, já sabiam de tudo o que se tinha passado... Foi ele. O médico tinha saído e ele ligou-lhe, pô-lo a par de tudo. Mas as pessoas não são sempre assim. Boas e generosas. Este homem a pouco e pouco foi perdendo a minha consideração. Familia é familia. é tudo aquilo que temos de mais valioso neste mundo. Triste é as pessoas não perceberem o verdadeiro significado da palavra FAMILIA! União! Partilha!
Mas a vida é assim mesmo. acredito que um dia, a vida se encarregará de lhes explicar o que esta palavra significa. Espero que não seja tarde demais.
Enquanto isso, o som sereno do violino continua a ecoar e fazer mover os rios...

2 comentários:

K'os disse...

A vida é isso mesmo, o seu lado amrago, que custa e é doloroso, e o seu lado belo, bom e maravilhoso.
mas como podes conhecer e distinguir o belo e maravilhoso, do doloroso?
Só conhecendo e dando valor à tristeza e dor, valorizamos cada vez mais o bom e maravilhoso.
A sociedade que temos, contribui em muito para a tornar num tom mais doloroso.
Tal como um violino, quanto mais o fazes chorar, mais bela se torna a música, mas mais dramática ela é.

É todo este conjunto que dá valor à vida e ~gosto de viver.
Bjs

calbertoramos disse...

Bonito de ler...